quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Temporário (Juliano Miranda Machado)


Deitado em uma cama, o soro correndo-lhe às veias, abatido está o velhinho; longos anos de cansaço, as marcas detalhadas na testa mostram o longo trajeto de sofrimento.

Chega a enfermeira, apressada, tilintando copos e cartelas com comprimidos de etiquetas diferentes, os toc-tocs do sapato de salto ecoam pelo longo corredor, batem em cada tijolinho e se apresentam aos ouvidos de quem transita ali perto.

De repente o ambiente muda. Pelo reflexo, vê-se a face de choro da mulher que o espia cada minuto, que coloca os braços nos vidros e lentamente escorre os dedos, as digitais marcando cada espaço do temperado vitral.

Sussurra o velhinho, mas não é ouvido, abafado pelos sapatos dos médicos e apitos das máquinas, muitas segurando por um fio a vida de quem se liga a elas.

A correria é geral, como um pelotão indo pra o combate corpo a corpo contra o inimigo.

O inimigo é cruel, não pode ser combatido cara a cara. As lágrimas banham a face de quem observa com expectativa, quem sabe com esperança.

O batalhão de enfermeiras corre de um lado pro outro, os gorros brancos com a cruz vermelha estampada balançam como em uma dança coreografada.

O médico aponta o risco verde na máquina, que corre como numa planície de um lado pro outro, e vai diminuindo, cada vez mais fraco. Os olhos do velhinho na cama brilham azuis e contemplam as pessoas que o observam com tanta atenção, com tanta tristeza.

Uma menina segura a mão dele, e ele a aperta com muita força, quem sabe pra pegar impulso pra dizer sussurrado que não chore, já que ele pode ver a face de Deus. Os cílios do velho repousam lentamente um sobre o outro, estampa-se um silêncio e não se ouve mais nada naquele leito.

Um comentário:

  1. Juliano, já te disse isso no dia e digo novamente: seu texto é uma prova incontestável de que a criação literária serve, também, para dar vazão ao lado da nossa alma que não se endureceu pelo trabalho que realizamos. É resgate de humanidade. Parabéns!

    ResponderExcluir